A importância da leitura dos textos motivadores na prova de redação do ENEM

A leitura adequada da proposta de redação é fundamental e deve ser executada com técnica e precisão

Publicado em Redação | 11/07/2020 | 0 | 122
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

No segundo módulo sobre a redação do Enem no Centro de Mídias de São Paulo, abordei com os alunos a respeito da leitura da proposta de redação e destaquei a importância dos textos motivadores.

Muito alunos têm dificuldade em processar todas as informações dispostas na prova. Tal fato decorre, principalmente, da baixa qualidade de leitura, ou seja, nós, brasileiros, por razões históricas e de má qualidade educacional, não desenvolvemos o hábito saudável de ler.

Isso não quer dizer que não lemos, ao contrário, sob uma definição ampla de leitura, pode-se afirmar que, por aqui, consumimos muita informação. Estamos ranqueados como um dos povos que mais utiliza a internet, por exemplo.

Contudo, em geral, o conteúdo consumido pelos brasileiros é de baixo teor crítico e exige pouco empenho no que diz respeito a um desenvolvimento adequado em relação a leituras complexas e sistêmicas.

Nesse sentido, a maioria dos exames avaliativos acabam por indicar o fraco desempenho de estudantes nas provas de linguagem, códigos e suas tecnologias.

Para amenizar tal problemática, busquei auxiliar os alunos por meio de algumas regrinhas básicas de leitura e interpretação da proposta de redação.

Portanto, se também é de seu interesse potencializar suas habilidades, arraste uma cadeira, pegue um café e confira essa prosa. Boa aula!    

Olá, deixe seu comentário para A importância da leitura dos textos motivadores na prova de redação do ENEM

Enviando Comentário Fechar :/