Manifesto Eduque-se

Entendemos a comunicação como elemento mínimo para a manutenção da vida, ou seja, a superioridade do humano em relação a tudo o que há se dá por meio da racionalização de nossos instintos e isso se concretiza na complexidade da linguagem.

Portanto, é no universo das representações simbólicas que somos capazes de produzir sentido a nossa existência. Por essa razão, a compreensão dos mecanismos de funcionamento do indivíduo e de suas relações consigo mesmo, com seu semelhante, com seu dessemelhante, com o universo físico – inteligível e sensível – ou mítico, torna-se fundamental no processo evolutivo do ser.

Logo, o EDUQUE-SE se instaura como um ferramenta de construção processual: somos um método de investigação e, consequentemente, de formação, consolidado em uma escola de linguagens cujos princípios da pedagogia ativa, do treinamento orientado e do alto desenvolvimento consciente entre o sujeito e seus mais variados contextos de vivência são desenvolvidos de modo artesanal.

Construção Processual

Somos um método de investigação e, consequentemente, de formação!

Missão

Promover a educação formal obedecendo princípios que valorizem a vida humana em suas mais variadas e desconhecidas maneiras.

Visão

Enxergamos um mundo em transformação e aprendemos a lidar com esse fato. Conquanto, à medida que expandimos nossa capacidade enquanto grupo devemos ampliar a nossa experiência enquanto sujeito. Por isso, nossa visão consiste numa praxis educativa denominada Artesanal. Isto é, para nós, olhar o indivíduo em formação de um modo mais singular, considerando suas habilidades e limitações, torna-se o motriz por meio do qual desenvolvemos uma metodologia consistente, capaz de torna-lo apto e autônomo em sua maneira de ser e agir – de se expressar – no mundo.

Valores

RESPEITO: aprendemos a ouvir, valorizamos as diferenças e desenvolvemos o prazer da convivência.

ENTUSIASMO: temos amor por aprender e ensinar. Somos curiosos e por isso nos motivamos a partir das mínimas possibilidades.

EXCELÊNCIA: acreditamos que atitudes saudáveis e conquistas coerentes com a realidade do mundo devem ser reconhecidas de maneira justa; assim, valorizamos o esforço individual e coletivo.

RESPONSABILIDADE: entendemos que a liberdade se encontra na capacidade de decisão, logo, desenvolvemos ações conscientes, sobretudo no uso dos recursos materiais em qualquer espaço. Arcamos com as consequências dos nossos atos.

AFETO: a gentileza é um princípio fundamental para agirmos corretamente. Compartilhamos com generosidade nosso tempo e nossas forças. Estamos empenhados em transmitir os melhores sentimentos possíveis.

Curadores

O curador é aquele que organiza a aprendizagem diante das muitas situações nas quais ela se apresenta. Não é um detentor do conhecimento, mas um difusor da aprendizagem existente nele. Em outras palavras, é um conceito capaz de definir o professor no contemporâneo.

No EDUQUE-SE, entende-se que a sabedoria se dá em qualquer espaço/tempo e que o aluno deve protagonizar de modo autônomo, valendo-se de suas habilidades e na cadência de múltiplas inteligências, uma capacidade ímpar de expressão. Portanto, cabe ao curador assistir o aluno no reconhecimento das ferramentas por meio das quais a linguagem pode ser sistematizada.

Felps Marinho

Felps Marinho

Felipe Marinho é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e licenciado em Letras. Especializou-se em comunicação, semiótica e estudos do texto. Atua como professor da área de linguagens em diferentes instituições de ensino nos mais variados níveis. Também é pesquisador em educação e formação do indivíduo. Defende a perenidade da educação como percurso ininterrupto e artesal, ou seja, contínuo, moldável, reflexivo, dinâmico, igualitário, justo e acessível. Portanto, tornou-se um jovem empreendedor: idealizou o EDUQUE-SE como ferramenta de consolidação de um método próprio de ensino.

Jean  Rodrigues

Jean Rodrigues

Bacharel em Comunicação Social - com habilitação em Jornalismo e especialista (MBA) em Gestão Empresarial. É o curador responsável pela gestão de processos - atendimento, relacionamento, agenda, finanças e departamento administrativo. Por ter atuando em diferentes áreas do jornalismo, como rádio e TV, e da comunicação empresarial, como assessorias de imprensa, criação e implementação de projetos, também cuida da comunicação e imprensa do EDUQUE-SE.

Márcia de Freitas Alves

Márcia de Freitas Alves

Habilitada em Jornalismo e mestre em Teoria da Literatura. Especializou-se em comunicação empresarial e assessoria de imprensa; e produção audiovisual; documentarista, dirige projetos institucionais e culturais há mais de 20 anos. Além disso, é também pesquisadora em educação e artes; coordenou programas de graduação e pós-graduação em diferentes instituições de ensino. Como professora, ocupou cadeiras em várias áreas de estudo das linguagens, desenvolvidas desde níveis fundamentais até o ensino superior.

Ana Paula Garcia

Ana Paula Garcia

Licenciada em Letras e doutoranda em Teoria da Literatura. Curadora responsável pelo programa de estudos literários do EDUQUE-SE até o primeiro semestre de 2018. Hoje, após assumir a cadeira de professora de Literatura Brasileira no Instituto Federal do Mato Grosso, tornou-se revisora e consultora de projetos.

Marília Corrêa

Marília Corrêa

Licenciada em Letras e mestranda em Teoria da Literatura. Curadora responsável pelo programa de estudos gramaticais do EDUQUE-SE. Por sua constante experiência na correção de textos, é responsável pela formatação de materiais e pela elaboração de critérios avaliativos.

Paula  Gazarian

Paula Gazarian

Licenciada em Letras e especialista em linguística e literatura. Curadora responsável pelo programa de estudos literários do EDUQUE-SE, a partir do segundo semestre de 2018. Além disso, é também professora de Língua Inglesa do ensino médio e de cursos particulares.

Adriana Reis

Adriana Reis

Licencianda em Letras (último ano), Dri é a curadora pupila do EDUQUE-SE. Além de uma grande estudiosa da língua portuguesa, ela também já domina a língua e a cultura italiana. Ademais, é conhecedora de mitologias e dos textos fabulosos. A partir de 2019, integra nossa equipe atuando nas correções e no atendimento aos alunos.